Alerta - 19/05/2024 07:34 (atualizado em 19/05/2024 07:40)

Defesa Civil alerta para alagamentos e deslizamentos em SC

Rio do Sul já está em estado de enchente na noite deste sábado (18); rios sobem também em outras cidades do Vale
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Enchente em Rio do Sul (Foto: Prefeitura de Rio do Sul, Divulgação)

O secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, pediu que moradores do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis “mantenham-se vigilantes”. A previsão é para chuva volumosa nestas regiões e o principal alerta é para alagamentos e deslizamentos.

Rio do Sul registrou neste sábado (18) a primeira enchente de 2024. Às 18h, o rio Itajaí-Açu ultrapassou a marca de sete metros no sensor instalado na ponte Dom Tito Buss, entre os bairros Canta Galo e Jardim América.

A Defesa Civil do Estado está em alerta e monitora a situação, tanto em Rio do Sul quando em outras cidades do Vale, como Presidente Getúlio, onde pontos de alagamento também foram registrados.

Em Brusque, o Rio Itajaí-Mirim começou a sair da calha no início da noite e também subiu rápido, passando dos seis metros e invadindo a Avenida Beira-Rio por volta das 20h. As projeções indicam que o rio pode atingir 6,7 metros após as 23h, mantendo o nível alto até o início da manhã. Mesmo com o alagamento, a água do rio não deve atingir nenhuma residência.

Veja o alerta

Governo do Estado monitora

A partir deste domingo (19) a previsão de tempo indica uma diminuição de intensidade da chuva. A situação é monitorada de perto por técnicos da Defesa Civil e pelo governador Jorginho Mello (PL).

— Estamos monitorando as chuvas e identificando os maiores volumes para que possamos avisar e proteger a nossa população. Isso faz parte da proteção que queremos oferecer às pessoas — afirmou o governador

Segundo o Monitoramento Meteorológico da Defesa Civil do Estado, a tarde deste sábado foi de chuva em todas as regiões, com mais intensidade entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e trechos do Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Nas últimas 24 horas, os maiores acumulados ficaram em 166,7 milímetros em Vidal Ramos, 144,5 milímetros em Rio do Sul, 144,3 milímetros em Lontras e 142,2 milímetros em Botuverá. A tendência é que até o final da madrugada os acumulados nas regiões superem volumes de 30 milímetros a 50 milímetros, podendo ser maiores.

Ocorrências

Rio do Sul: município registra alagamentos pontuais. Há informações de transbordamento de ribeirão nos bairros Barra do Trombudo, Taboão, Valada São Paulo, Ribeirão do Tigre e Ribeirão Matador. Os bairros mais atingidos por alagamentos até o momento foram: Santa Rita, Canoas, Bela Aliança e Taboão. Houve uma queda de muro no Bairro Barragem colocando uma residência em risco. Até o momento seis abrigos foram abertos. Confira abaixo os abrigos abertos:
- Salão da igreja da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no bairro Taboão;
- Salão da igreja da comunidade São Sebastião, no bairro Bela Aliança;
- Salão da comunidade evangélica Luterana, no bairro Bela Aliança;
- Sociedade Atiradores, no bairro Bela Aliança;
- Sede do Lions Clube, no bairro Progresso;
- Salão da comunidade São José Operário, no bairro Laranjeiras.

Florianópolis: As chuvas da madrugada deste sábado, 18, alagaram a obra de um hotel no bairro de Canasvieiras, causando danos no muro de divisa entre edificações e vazamento de gás. Os Bombeiros Militares foram acionados e as pessoas que estavam no hotel foram realocadas em outro local pelo proprietário, sem maiores danos.

Blumenau: informa ocorrências pontuais, como queda de árvores e alagamentos devido um entupimento na rede pluvial.
Apiúna: Com as chuvas deste sábado, houve registro de queda de barreira em uma residência, sem feridos. A residência foi evacuada. Há também registro de alagamento de duas estradas no interior do município.

Botuverá: informações sobre queda de barreiras e alagamentos.

Recomendações para a população

- Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
- Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
- Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
- Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
- Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
- Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
- Fique atento a inclinação de postes e árvores;
- Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
- Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Enchente em Rio do Sul (Foto: Prefeitura de Rio do Sul, Divulgação)
Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...