A Defesa Civil emitiu um alerta nesta terça-feira (21) para chuvas e temporais intensos em Santa Catarina, para a quinta-feira (23) e sexta-feira (24). O órgão sugere que o fenômeno ocorrerá devido a passagem de uma frente fria pelo Estado.
As chuvas iniciam ainda durante a manhã da quinta-feira no extremo Oeste e, ao longo do dia, avança para as demais regiões, atingindo especialmente as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
O risco de ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, e alagamentos pontuais é moderado nas áreas sinalizadas em amarelo e baixo nas áreas em verde. Há uma atenção especial para alagamentos e enxurradas pontuais.
Além disso, o órgão revela que as temperaturas vão subir em relação aos dias anteriores, com variações entre 25°C e 32°C na maioria do Estado durante a tarde.
Quarta-feira terá chuvas?
A Defesa Civil aponta que as chuvas não devem aparecer na quarta-feira (22). No entanto, no final do dia, devido à circulação marítima, a nebulosidade pode aumentar em algumas regiões.Mas durante a manhã, uma massa de ar seco continuará influenciando o tempo em Santa Catarina. O dia começará ensolarado no Grande Oeste, enquanto haverá variação de nuvens na Serra, Vale do Itajaí e Litoral.
Essas nuvens devem dissipar-se ao longo da manhã, resultando em predomínio de sol.Os ventos variam de Noroeste a Nordeste, com temperaturas mínimas entre 10°C e 14°C nos planaltos e Meio-Oeste e de 13°C a 20°C nas outras regiões.
As máximas ficarão entre 17°C e 22°C nos pontos mais altos da Serra, Meio-Oeste e Grande Florianópolis Serrana, 25°C a 30°C no Grande Oeste e Litoral Sul, e de 21°C a 25°C nas demais áreas.
Não há riscos para ocorrências meteorológicas significativas nesta quarta-feira.
Atenção às chuvas!
Com a aproximação da frente fria, é importante que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e siga as orientações das autoridades para garantir a segurança de todos.
A Defesa Civil solicita que a população evite áreas sujeitas a alagamentos ou atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. As atividades ao ar livre devem ser evitadas.