Equipes de voluntários que foram de Chapecó para Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, trabalham desde as 7 horas da manhã desta quarta-feira, dia 22, auxiliando na reconstrução da cidade gaúcha, bastante prejudicada pelas enchentes que atingem o estado. O grupo foi dividido em várias frentes (assista ao vídeo abaixo).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Chapecó, são quatro frentes de trabalho com mais de 200 voluntários. Uma delas atua no “bota fora” de móveis, outra na limpeza de três avenidas e retirada de entulhos na rua. Uma terceira equipe, com quatro caminhões-pipa, faz a lavação das ruas onde já foi retirado o entulho, com outra frente, composta por 8 a 10 pessoas, indo nas casas retirar o barro e fazer a limpeza.
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Serviços Urbanos de Chapecó, Eduardo Olivo, todas as ruas do centro e lotes de Arroio do Meio estão prejudicados, com muito lodo e lixo acumulados. Algumas máquinas e caminhões-pipa auxiliam nessas ações. Outra equipe ainda atua no interior, abrindo acessos de estradas.
Há ainda uma equipe de apoio e cozinha, que prepara a alimentação dos voluntários. A comida foi levada de Chapecó. Uma equipe de 50 pessoas foi ainda na segunda-feira, dia 20, para preparar o alojamento e a cozinha, com um comboio de 30 caminhões e mais 20 veículos menores indo na madrugada de terça-feira, dia 21. A volta deve ocorrer na madrugada de segunda-feira, dia 27.
Segundo assessoria de imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio, as enchentes atingiram 90% da cidade. Ficaram desalojados 11.400 pessoas ― o município tem 22 mil habitantes. Outras 350 estão desabrigadas e foram acolhidas em abrigos municipais. Cerca de mil casas foram destruídas.
Confira um vídeo produzido pela Prefeitura de Chapecó sobre o trabalho que está sendo desenvolvido: