Foto: Ascom / Divulgação
Na noite desta quinta-feira (23), a Câmara Municipal de Vereadores do Município de Bandeirante, aprovou a Moção de Aplauso 06/2024, em reconhecimento e homenagem aos 35 anos de história da cooperativa e os mais de 20 anos no município de Bandeirante. A solenidade contou com a presença de autoridades e lideranças locais, munícipes, cooperados, dirigentes, delegados e funcionários da cooperativa.
Juciane Zanatta, gerente da agência Sicoob de Bandeirante e Barra Bonita, relembrou trechos da história da agência, a qual iniciou-se a partir da articulação de lideranças junto ao Conselho de Administração da cooperativa em meados de 1995. “Para viabilizar o primeiro posto de atendimento contamos com a colaboração de muitas pessoas, desde quem cedeu o espaço por anos sem cobrar aluguel a quem dava carona para o funcionário vir atender os cooperados na época. Ao longo do tempo fomos evoluindo e o resultado é o que vemos hoje, uma agência com 1770 cooperados que administra mais de R$ 53 milhões em ativos. Agradeço o apoio e a confiança de cada um que nos ajuda a escrever essa história”.
Edemar Fronchetti, presidente do Sicoob São Miguel, relembrou a história da cooperativa, fundada por 34 agricultores e que hoje está presente com 56 agências nos três estados do Sul do país, com mais de 126 mil cooperados, administrando mais de R$ 4,6 bilhões em ativos, demonstrando sua evolução e consolidação como a 9ª maior cooperativa do sistema Sicoob no Brasil. Fronchetti agradeceu a confiança e o apoio de todos que fazem parte da história do Sicoob e reafirmou o compromisso da cooperativa com os cooperados e comunidade. “É um orgulho e uma grande emoção acompanhar tudo isso, peço a Deus que nos dê sabedoria para seguirmos no rumo certo”.
Celso Biegelmeier, prefeito municipal, ressaltou a importância da cooperativa no apoio aos agricultores no início das atividades no município e depois a expansão para atender a todos os públicos, ressaltando que o Sicoob sempre foi o suporte para a população do municipío. “Parabenizo o Sicoob por sua bela história, a qual como agricultor e associado tenho orgulho de fazer parte”.
Janete Ries, presidente câmara, ressaltou a grandeza da cooperativa e o papel que a mesma exerce no município, “Acredito que essa homenagem é o mínimo que esta casa pode propor para essa instituição que tanto contribui para a sociedade, que gera desenvolvimento econômico sem esquecer o lado social”.