COTIDIANO - 25/05/2024 06:50

Junho deve ser menos chuvoso e com temperaturas acima da média em Santa Catarina

Inverno no Brasil começa em 21 de junho
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Wagner Urbano, São Joaquim

Santa Catarina deve ter temperaturas acima da média no mês de junho. Além disso, as chuvas devem ficar abaixo da média, em especial no Oeste do Estado. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a Epagri/Ciram, a previsão é de 110 a 170 milímetros de chuva no mês, entre o Oeste e Meio Oeste, e de 70 a 130 milímetros do Planalto ao Litoral.

Os próximos meses também são quando os ciclones extratropicais tendem a ocorrer, mais próximos ao litoral. Isso ainda oferece perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que resultam, muitas vezes, em ressaca.

Além das chuvas abaixo da média, a previsão é para temperaturas acima do que normalmente é registrado no mês. Não significa, necessariamente, calor: o inverno que começa no dia 21 de junho ainda deve ser frio, como é característico da estação.

Mapas do Inmet mostram que, em boa parte de Santa Catarina, a temperatura pode ficar entre 0,5°C a 1°C mais quente que a média dos últimos anos. Ainda assim, devem permanecer abaixo dos 20ºC, e até menos que 14ºC em áreas mais altas.

A temperatura da superfície do mar chega à neutralidade, indicando o fim do El Niño, conforme a previsão para maio. No decorrer do inverno, o fenômeno La Niña começa a se formar.

La Niña em 2024

A expectativa é que o La Niña se forme em julho deste ano. O fenômeno ocorre quando as águas do Pacífico começam a esfriar (ao contrário do El Niño, quando a temperatura da superfície do mar costuma aumentar), trazendo mais possibilidade de estiagem e frio no Sul do país. Os impactos devem ser sentidos já no fim do inverno e começo da primavera.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...