Já foram registrados mais de 900 casos de dengue em Maravilha no ano de 2024, além de 205 focos. Diante deste cenário, é importante lembrar que os cuidados devem ser constantes, mesmo com as baixas temperaturas registradas nos últimos dias.
A equipe da Sala de Situação explica que com a chegada do frio a atividade do mosquito diminui, mas é preciso ter atenção a algumas situações. “Encontramos bastante focos em lonas, é preciso ter atenção a isso, principalmente em períodos de chuva. Em obras, também. Cuidar com a questão do lixo, com a limpeza de calhas e cisternas”, destacam.
AÇÕES
Ação realizada no Centro Educacional Mundo Infantil (foto: divulgação)
Diversas ações estratégicas de combate à dengue são realizadas. A equipe segue fazendo os trabalhos de bloqueio de transmissão, por exemplo, em que vão na casa e no ambiente de trabalho das pessoas que estão contaminadas para fazer uma varredura, no raio de 150 metros. Também é feita aplicação de fumacê em locais determinados, de acordo com a confirmação de casos. “Continuamos com o WhatsApp para denúncias, pelo (49) 9 8833 7824”, afirmam.
Além disso, no último sábado (25), foi promovida uma ação especial no Centro Educacional Mundo Infantil (Caic), em razão do Dia da Família na Escola. Na ocasião, por meio de maquete, foram apresentados alguns pontos que podem se tornar criadouros do mosquito nas residências, enfatizando assim a importância da prevenção.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DE DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA VIRUS NA REGIÃO EXTREMO-OESTE DE SANTA CATARINA EM 2024
Os dados correspondem aos 30 municípios de abrangência da Região de Saúde do Extremo-Oeste, sendo que todos são considerados infestados pelo vetor. São eles: Itapiranga, São João do Oeste, Guarujá do Sul, Mondaí, Tunápolis, Santa Helena, Palma Sola, Maravilha, Saudades, Princesa, São Miguel do Oeste, Barra Bonita, Dionísio Cerqueira, São José do Cedro, Modelo, Tigrinhos, Anchieta, Iporã do Oeste, Paraíso, Belmonte, Flor do Sertão, Descanso, Bandeirante, Iraceminha, Santa Terezinha do Progresso, Guaraciaba, Bom Jesus do Oeste, São Miguel da Boa Vista, Saltinho e Romelândia.
Divulgação