Cada pessoa que reserva uma horinha do dia para doar sangue ajuda a salvar, no mínimo, quatro vidas. Atualmente, os estoques do Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) precisam dos tipos A e O negativos e positivos. E nesta sexta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, a instituição promove uma série de ações, com o tema “Pratique o bem, doe sangue”.
Uma das ações envolverá atletas catarinenses de diversas modalidades, que visitarão as dependências da instituição. Além disso, os Hemoscs do Estado estarão com decoração especial e um bolo comemorativo será oferecido aos doadores como forma de agradecimento.
O 14 de junho foi definido como Dia Mundial do Doador de Sangue pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em homenagem ao imunologista Karl Landsteiner, que descobriu o fator RhD. Além disso, em 2015, o Ministério da Saúde instituiu a Campanha do Junho Vermelho para incentivar as doações.
Nos primeiros quatro meses de 2024, o Hemosc recebeu mais de 82 mil candidatos à doação. Presente em nove cidades catarinenses, é responsável por 99,8% do sangue coletado e distribuído aos hospitais e clínicas de Santa Catarina. A importância da doação de sangue
Ela comenta, também, a importância do gesto. “Quando uma pessoa doa sangue, auxilia no mínimo quatro vidas, mas eu sempre digo que são cinco, porque o doador passa a ter uma visão melhor da própria saúde, começa a se atentar mais para o próprio corpo. Além de salvar quatro vidas, foca mais na própria saúde para ser um doador contínuo”, declara.