Um incêndio em uma lareira interna deixou duas pessoas feridas na noite desse domingo (30) em Iporã do Oeste, em Santa Catarina. Na casa onde ocorreu o incêndio estavam presentes um homem de 80 anos e uma mulher de 35, apresentando queimaduras de segundo grau. Havia também um cadeirante de 48 anos e outra mulher, de 69, que não apresentaram ferimentos.
De acordo com o sargento Oldair Schmitz, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o incêndio teve início em uma lareira interna com dois cilindros abastecidos com álcool. Os familiares já haviam acendido a lareira e, ao tentar adicionar álcool em gel nos cilindros para intensificar o fogo, o incêndio se alastrou e escapou ainda mais do controle dos moradores. Ao tentar remover a lareira de dentro de casa, o idoso de 80 anos derramou álcool no chão, propagando ainda mais as chamas pela residência.
Os bombeiros foram acionados por volta das 19h para atenderem o incêndio na residência localizada na Rua Rio de Janeiro, na saída para Linha Letras. Quando chegaram ao local, o incêndio já havia sido controlado com a água da mangueira e a casa estava tomada por fumaça. A guarnição removeu a fumaça da casa com o uso de ventilador e encaminhou as vítimas para atendimento médico.
O homem de 80 anos, proprietário da casa, foi encontrado no quarto, com queimaduras de segundo grau nos pés, pernas, coxas, nádegas, mãos e braço esquerdo. A mulher de 35 anos apresentou tosse por inalação de fumaça e queimadura de segundo grau no pé direito.
O cadeirante, de 48 anos, e a outra mulher, de 69 anos, apresentavam sinais vitais normais, sem queimaduras. Ambos foram encaminhados para avaliação médica. As vítimas das queimaduras foram encaminhadas ao Hospital da Unimed, em Chapecó.