O frio intenso que atinge Santa Catarina há pelo menos duas semanas tem data para acabar. De acordo com a meteorologista Gilsânia de Souza Cruz, da Epagri/Ciram, o clima gelado dura até a próxima segunda-feira (15) e, no decorrer da semana, as temperaturas aumentam gradativamente em todas as regiões do Estado.
Assim como o frio, a chuva também deve dar trégua. Conforme a previsão, a partir de terça-feira (16), o tempo melhora e os dias serão ensolarados. Durante o próximo fim de semana, 19 e 20 de julho, os termômetros podem registrar de 23°C a 26°C nas regiões do Oeste, Norte e Litoral catarinense.
Segundo Gilsânia, o que causou o frio intenso no Estado foi a atuação de três massas de ar frio de origem polar, que atuaram em sequência.
— A sensação de frio durante esta semana ficou maior devido aos dias nublados e com chuva. Ou seja, com pouca elevação da temperatura durante os dias, o que chamamos de frio úmido — explica.
Apesar da trégua de uma semana, a partir do dia 22 de julho uma nova frente fria avançará no Sul do país e provocará chuva isolada no Estado, mas com baixa intensidade. As temperaturas também devem voltar a cair com a chegada de uma massa de ar frio e há a possibilidade de os dias ficarem novamente gelados, segundo a meteorologista da Epagri/Ciram.
Mesmo assim, não há previsão de neve até a terceira semana de julho.