"NÃO PAGUE O PATO" - 15/07/2024 16:04

ACAERT lança nova fase da campanha contra Fake News

Intenção é orientar as pessoas para checarem as informações que recebem antes de repassar adiante
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Foto: Divulgação | ACAERT

Nesta semana, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) lançou a nova fase da campanha contra fake News com o slogan ‘Não pague o pato. Confia em que apura o fato’. A intenção é orientar as pessoas para checarem as informações que recebem antes de repassar adiante.

Além disso, a campanha da ACAERT destaca também o trabalho de curadoria das emissoras de rádio e televisão ao publicaram notícias relevantes. “A proliferação de notícias falsas principalmente na internet é um problema que devemos enfrentar. Neste sentido, produzimos peças que provocam a sociedade de uma forma irreverente”, explica o presidente da ACAERT, Fábio Bigolin.

Dois vídeos da campanha são ambientados em um salão de beleza e outro numa sala de reunião criam uma situação de constrangimento para a pessoa que comenta uma notícia que não foi checada e com origem duvidosa. Na mesma linha, a campanha terá três spots que serão veiculados nas emissoras associadas. Posts nas redes sociais trarão um olhar mais detalhado da mensagem da campanha. Assista:

A criação das peças é da agência Quadra, de Florianópolis. “Conseguimos com esta campanha criar um mote muito forte, que usa o humor para atrair a atenção de todos para este assunto tão importante. E que mostra a importância de cuidarmos com as fontes que usamos para nos informar, pois podemos pagar o pato”, destaca o diretor da Quadra, Daniel Silva.

A campanha

A primeira fase da campanha contra as fake News foi lançada em outubro de 2018 com um tom bem-humorada ao criar a figura de um pato, o ‘Fakelino’, que publica informações sem a checagem da origem e autor do material. O pato ganhou o formato de uma fantasia de tamanho real, que percorreu redações das emissoras associadas e grandes eventos, como a Oktoberfest e Fenarreco.

No período da pandemia da covid-19, a prioridade foi produzir cards que esclareciam o que era fato ou fake sobre as notícias divulgadas sobre a doença.

Fonte: SCC
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