O Procon de Santa Catarina lançou nesta terça-feira, dia 16, o “ZAP Denúncia”, uma forma mais ágil para a população fazer queixas sobre irregularidades nas relações comerciais. O lançamento ocorreu durante o 1° Encontro Estadual dos Procons municipais do estado, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis.
No evento também foi apresentada a nova identidade visual do órgão e firmada uma parceria com a Polícia Civil para o reforço das ações de fiscalização nos municípios catarinenses.
ZAP Denúncia
O canal direto de denúncia para a população no Whatsapp é por meio do número (48) 3665-9057. As informações podem ser encaminhadas por texto, áudio, vídeo e foto.
“O consumidor vai poder estar no supermercado, no posto de combustível, em qualquer momento ele vai poder tirar foto, vídeo e nos informar de forma mais rápida”, avalia a diretora de Relações e Defesa do Consumidor do Procon SC, Michele Alves Correa Rebelo.
Parceria
Para ampliar a cobertura das ações, o Procon assinou um termo de cooperação com a Polícia Civil, que poderá fazer fiscalizações em locais onde não existe o órgão. Os policiais vão averiguar as denúncias e encaminhá-las para análise do Procon estadual. Haverá também o compartilhamento de informações e cooperação nas áreas operacional, apoio logístico e de capacitação de servidores para aprimoramento do trabalho conjunto.
“É uma parceria muito importante: a Polícia Civil de Santa Catarina investiga crimes contra as relações de consumo e o Procon atua na forma administrativa, fazendo uma fiscalização das empresas, dos comércios que atuam na comercialização de produtos. Os consumidores catarinenses têm que ser protegidos”, pontuou o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.
Cartilha
Para dar norte a todas as iniciativas, os Procons municipais terão uma nova cartilha destinada aos fiscais e demais colaboradores. O documento traz orientações sobre o trabalho de fiscalização em estabelecimentos comerciais e apresenta diretrizes e padrões de atuação dos profissionais.