O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) encerrou sua missão de apoio ao Rio Grande do Sul, após as grandes enchentes que afetaram o estado. Os primeiros bombeiros foram enviados ao estado vizinho em 1º de maio e a última equipe completou a missão em 15 de julho.
Durante a operação, foram mobilizados 165 bombeiros militares e 28 cães de busca. Graças ao trabalho especializado das equipes, foram resgatadas 3.051 pessoas e 560 animais. Além disso, as equipes localizaram 21 vítimas fatais.
O esforço inicial concentrou-se nos municípios de Lajeado e Cruzeiro do Sul, na região do Vale do Taquari, e Grande Porto Alegre. A operação foi dividida em fases distintas para enfrentar a magnitude do desastre. A primeira fase focou no resgate prioritário de pessoas e animais vivos, utilizando embarcações para as áreas alagadas, viaturas e drones para as regiões afetadas por deslizamentos.Na fase seguinte, o trabalho se dedicou ao resgate de vítimas arrastadas pelas enchentes e deslizamentos. Além dos resgates, o CBMSC também realizou importantes operações de transporte aeromédico. Em parceria com o SAMU Aeromédico (SES/SAMU) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), foram realizados dois voos para o transporte de bolsas de sangue e medula óssea. Também foram realizados transportes aeromédicos de pacientes críticos.
Recursos enviados pelo CBMSC na Operação RS
165 bombeiros militares28 cães de busca
54 viaturas
40 embarcações
19 motores de popa
02 caminhões
01 Auto Posto Comando
01 mini-escavadeira
01 quadriciclo