A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou nesta sexta-feira, dia 19, uma nota oficial após moradores relatarem tremores de terra em municípios do Oeste do estado. Na noite desta quinta-feira, dia 18, o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para atender ocorrências em Chapecó.
Os tremores foram decorrentes de um terremoto na região de São Pedro de Atacama, no Chile, na noite desta quinta. O terremoto de magnitude 7,3 atingiu o norte do país, por volta das 22h50, no horário de Brasília. O epicentro foi na região de Antofagasta, próxima ao deserto do Atacama, na fronteira com Bolívia e Argentina. Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu a 126 km de profundidade. As equipes ainda avaliam danos estruturais, mas não há o registro de vítimas.
Além de Santa Catarina, os tremores foram sentidos em diversas partes do Brasil, como São Paulo. A Defesa Civil da maior cidade do país informou que o fenômeno ocorreu em várias regiões, mas teve intensidade leve, de baixo risco. Moradores divulgaram vários vídeos nas redes sociais que mostram lustres e outros objetos balançando nos apartamentos.