A Polícia Civil de Santa Catarina apreendeu, nesta quinta-feira (25), 15 carros, três relógios de luxo, além de R$ 55 mil em espécie, durante o cumprimento da operação Hot Wheels, que investiga um suposto esquema de compra de veículos por meio de cheques sem fundos, no Sul do estado.
Segundo a polícia, a ação investiga crimes de estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, que teriam sido cometidos por um empresário de Criciúma.
Conforme apurado, o empresário teria comprado diversos carros, alguns deles de luxo – entre os anos de 2023 e 2024 – utilizando cheques sem fundos no pagamento. Depois, ele revendia esses veículos, principalmente para garagistas da região, os quais realizavam o pagamento por PIX.
Esses pagamentos, segundo a polícia, eram feitos em contas vinculadas às empresas que o investigado dizia ser sócio. O dinheiro, no entanto, ia para contas em nomes de laranjas.
Operação Hot Wheels teve início após vítimas registrarem boletins de ocorrência
A investigação teve início depois que vários boletins de ocorrências foram registrados pelas vítimas que receberam cheques sem fundos.As apreensões ocorreram nas cidades de Tubarão, Jaguaruna, Araranguá, Sombrio, Criciúma e Maracajá. Agora, com a conclusão desta fase da operação, a polícia espera esclarecer as demais circunstâncias em que os crimes foram praticados, e tentar ressarcir as vítimas.