Um alerta amarelo para temporais no sul do país foi emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) na tarde desta quarta-feira (7). Até às 23h59 de hoje, os três estados da região estão em risco potencial de chuva entre 20 e 30 mm/h (ou até 50 mm/dia) e ventos entre 40 a 60 km/h.
Regiões de maior risco
Segundo mapa do INMET, os locais onde há maior risco para ocorrência desse fenônemo são:- Santa Catarina: Oeste, Norte, Sul, Vale do Itajaí, Serra e Grande Florianópolis;
- Rio Grande do Sul: Noroeste, Centro Ocidental, Nordeste, Centro Oriental e Sudoeste;
- Paraná: Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste.
O que é um alerta amarelo?
O INMET classifica seus alertas climáticos em três cores: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). As recomendações para cada alerta são:
Alerta amarelo (perigo potencial): situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
Alerta Laranja (perigo): situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
Alerta Vermelho (grande perigo): situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.
Recomendações em casos de temporais
Em caso de vento forte, é recomendado que a população siga as orientações da Defesa Civil e não fique próxima a objetos que podem ser arremessados com a força do vento.A dica é evitar atividades ao ar livre e buscar um local seguro para se abrigar, longe de árvores, postes e placas. A recomendação é desligar aparelhos eletrônicos e não ficar na água em praias, rios e cachoeiras.
A população deve evitar áreas sujeitas a alagamentos e inundações, bem como não atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.