Depois de dias com temperaturas atípicas para o inverno (chegando próximas aos 30°C em algumas regiões em Santa Catarina), a estação deve voltar a ter o frio característico a partir desta quinta-feira (8) no Estado. É na sexta-feira (9), no entanto, que os termômetros prometem ficar abaixo de zero em algumas regiões.
De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, as temperaturas baixas são típicas do inverno e se estendem por todo o Estado nos próximos dias. A condição deve durar até ao menos o fim de próxima semana.
Para esta sexta-feira (9), a expectativa é de temperaturas negativas no Oeste, Meio-Oeste e no Planalto Sul, podendo chegar a -2°C, segundo a Defesa Civil. Há, inclusive, chance de chuva congelada e até neve durante a madrugada e à noite. Isso ocorre graças ao frio intenso e a alta umidade. Isso muda no fim de semana, quando o frio deve ser mais seco, inclusive com predominância de sol.
O que causa frio intenso
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde quarta-feira (7) uma massa de ar frio se desloca pelo continente, começa a atuar sobre o Brasil, inicialmente provocando queda das temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná.