A Voepass Linhas Aéreas (antiga Passaredo) divulgou a lista passageiros e tripulantes que estavam no avião que saiu de Cascavel, no oeste do Paraná, e caiu na tarde desta sexta-feira (9) em um condomínio em Vinhedo, no interior de São Paulo SP.
A empresa informou que havia 61 pessoas na aeronave: 57 passageiros e 4 tripulantes – ninguém sobreviveu. O turboélice, modelo ATR-72-500, tinha como o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo (veja, mais abaixo nesta reportagem, como foi a queda). A companhia divulgou um telefone, disponível 24h, para prestar informações a familiares, colaboradores e interessados: 0800 9419712.
Veja, em ordem alfabética, a lista dos passageiros e tripulantes:
ADRIANA SANTOSADRIANO DALUCA BUENO
ADRIELLE COSTA
ALIPIO SANTOS NETO
ANA CAROLINE REDIVO (formada em 2014 em administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, atualmente trabalhavava na instituição)
ANDRE MICHEL
ANTONIO DEOCLIDES ZINU JUNIOR
ARIANNE RISSO (médica residente em oncologia no Hospital do Câncer de Cascavel)
DANIELA SCHULZ FODRA (fisiculturista e mulher do passageiro Hiales Carpini Fodra; morava em Naviraí, MS)
DANILO SANTOS ROMANO, de 35 anos (piloto do avião da Voepass; morava em São Paulo e trabalhava na companhia aérea desde 2022)
DÉBORA SOPER AVILA, de 29 anos (comissária de bordo do avião da Voepass; natural de Porto Alegre)
DENILDA ACORDI
DEONIR SECCO (professor do curso de engenharia agrícola no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste)
DIOGO AVILA
EDILSON HOBOLD, de 52 anos (professor do curso de educação física no campus de Marechal Cândido Rondon Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste; atuou por muitos anos como árbitro de judô)
ELIANE ANDRADE FREIRE
GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA (professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e mulher de Nélvio José Hubner)
HADASSA MARIA DA SILVA (formada em ciências contábeis no campus de Cascavel da Universidade Federal do Oeste do Paraná, Unioeste)
HIALES CARPINE FODRA, de 33 anos (policial rodoviário federal e marido de Daniela Schultz Fodra; nascido em Moreira Sales, PR, morava em Naviraí, MS)
HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA, de 61 anos (copiloto do avião da Voepass)
IOSLAN PEREZ
ISABELLA SANTANA POZZUOLI
JOSÉ CARLOS COPETTI, de 45 anos (gerente de logística, morava em Jacareí, SP)
JOSÉ CLOVES ARRUDA, de 76 anos (aposentado e marido de Maria Auxiliadora Vaz de Arruda; morava em Guaratinguetá, SP)
JOSÉ ROBERTO LEONEL FERREIRA (médico radiologista do Hospital Policlínica de Cascavel e professor aposentado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste)
JOSGLEIDYS GONZALEZ
KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI
LAIANA VASATTA (advogada)
LEONARDO HENRIQUE DA SILVA
LIZ IBBA DOS SANTOS, de 3 anos (filha do passageiro Rafael Fernando dos Santos, morava em Florianópolis)
LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO
LUCIANI CAVALCANTI
LUCIANO TRINDADE ALVES
MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA, de 74 anos (aposentada e mulher de José Cloves Arruda; morava em Guaratinguetá)
MARIA PARRA
MARIA VALDETE BARTNIK
MARIANA BELIM (médica residente em oncologia no Hospital do Câncer de Cascavel e intensivista na UTI adulta do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, HUOP)
MAURO BEDIN
MAURO SGUARIZI
MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR
NÉLVIO JOSÉ HUBNER (procurador muncipal em Toledo-PR e marido de Gracinda Marina Castelo da Silva)
PAULO ALVES
PEDRO GUSSO DO NASCIMENTO
RAFAEL ALVES
RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS, de 41 anos (programador e pai da menina de Liz Ibba dos Santos, de 3 anos; morava em Florianópolis)
RAPHAEL BOHNE (empresário nascido em Fortaleza)
RAQUEL RIBEIRO MOREIRA (professora de pós-graduação em letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste)
REGICLAUDIO FREITAS (empresário nascido em Limoeiro do Norte, CE)
RENATO BARTNIK
RENATO LIMA
RONALDO CAVALIERE, de 43 anos (representante comercial, morava em Maceió)
ROSANA SANTOS XAVIER
ROSANGELA MARIA DEOLIVEIRA
ROSANGELA SOUZA
RUBIA SILVA DE LIMA, de 41 anos (comissária de bordo do avião da Voepass; trabalhava na companhia aérea havia 14 anos e morava em Ribeirão Preto, SP)
SARAH SELLALANGER (pediatra, atendia no pronto-socorro do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, HUOP)
SILVIA CRISTINA OSAKI (veterinária e professora da Universidade Federal do Paraná-UFPR, onde dava aulas desde 2009)
SIMONE MIRIAN RIZENTAL
THIAGO ALMEIDA PAULA (representante comercial; nascido no Ceará, morava em Mossoró, RN)
TIAGO AZEVEDO
WLISSES OLIVEIRA (empresário nascido em Fortaleza)
Em nota, a Voepass disse priorizar "prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas" e que colabora com as autoridades para apuração das causas do acidente. Segundo a empresa, a aeronave decolou de Cascavel sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave foi fabricada em 2010 e estava em condição regular para operar, com certificados de matrícula e de aeronavegabilidade válidos. De acordo com a agência, os quatro tripulantes estavam devidamente licenciados e com as habilitações válidas.
"A Anac continua monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa. Além disso, a Agência segue no acompanhamento dos desdobramentos das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)", diz o comunicado.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas da torre de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. "A perda do contato radar ocorreu às 13h22".
A aeronave caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, e pertence à companhia aérea Voespass Linhas Aéreas, antiga Passaredo. De acordo com a empresa, as vítimas estavam em um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72.
O avião saiu de Cascavel às 11h46 e pousaria em Guarulhos.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar "a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes".
A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente.
No início da noite desta sexta, a FAB confirmou ter encontrado as caixas-pretas, que depois seriam enviadas a Brasília.