A criação de três perfis em redes sociais para divulgação de informações motivaram uma investigação em Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina. A Polícia Civil abriu um inquérito e vai apurar as divulgações, que segundo a corporação, são de informações ofensivas. O conteúdo publicado teria gerado desentendimentos entre a população, desencadeando outras ocorrências como disparos de arma de fogo, ameaças e até lesões corporais. A investigação apura ainda os possíveis crimes de injúria, difamação, calúnia e divulgação de segredo.]
Um homem de 33 anos, morador da cidade, foi identificado como sendo o possível responsável pela criação dos perfis, que somam mais de 30 mil seguidores desde que foram criados no início do ano. Ao menos 10 pessoas procuraram a Delegacia de Abelardo Luz nos últimos meses para registrar queixas.
“Apurou-se que desde fevereiro de 2024, quando a página foi criada, o responsável pelo perfil, se valendo do anonimato e possivelmente com a inserção de dados falsos para criação das contas, estaria divulgando conteúdo ofensivo recebido de terceiros, sem ao menos certificar a sua veracidade, com informações ofensivas ao decoro, a dignidade e reputação das vítimas, inclusive de figuras políticas/públicas, com fins, em sua maioria, eleitorais”, informou a Polícia Civil em nota.
Na tarde de segunda-feira (12), policiais civis da Comarca de Abelardo Luz, com apoio de policiais da Operação Protetor, cumpriram mandados de busca e apreensão na casa do suspeito. No local foram encontrados cinco aparelhos celulares que passarão por análise técnica. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Lucas Mendonça, o homem negou as acusações durante o interrogatório.
A polícia suspeita que outras pessoas também possam estar envolvidas nos crimes que estão sendo apurados. Os nomes dos perfis não foram divulgados devido ao sigilo da investigação.