Durante os dias 8 a 11 de setembro, Balneário Camboriú vai sediar o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade. O evento ocorre no Centro de Eventos Balneário Camboriú, localizado às margens da BR-101.
A expectativa é que 6 mil pessoas passem pelo congresso nos três dias de evento. Ao todo, serão 270 painéis, fóruns, seminários e palestras apresentados. É a primeira vez em 100 anos que o congresso é sediado em Santa Catarina:
Segundo o coordenador da comissão de divulgação do congresso, Juarez Domingues Carneiro, há quatro anos, o congresso era para ser realizado em Santa Catarina, mas com a pandemia, o evento ficou represado por oito anos. Felizmente, nós vamos conseguir fazer o congresso em Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina pela primeira vez.
Serão cerca de 270 painéis, fóruns, seminários, palestras em três dias de evento, sendo 130 voltados a atividades técnicas, como artigos científicos. Entre os temas abordados, se destacam a atividade financeira, educação, tecnologia, ética, inteligência artificial, e governança.– É um evento que vai atuar fortemente na área pública. Nós teremos, além de todos esses painéis e palestras relativos direto ou indiretamente a atividade contábil, teremos a participação dos principais organismos contábeis que regem a produção. […] Para se ter uma ideia, a produção contábil no Brasil tem mais de 540 mil profissionais inscritos. Então, é uma atividade onde tem preponderantemente um contingente grande de profissionais. Santa Catarina está em torno de 25 mil profissionais registrados e cerca de cinco mil organizações contábeis.
Segundo Juarez, o evento também contará com um fórum com a participação de governadores de todo o Brasil. A presença do Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, está prevista.