O Distrito Extremo Oeste reuniu-se para realizar o primeiro INDABA, a programação foi realizada em Cunha Porã no último final de semana. Entre os participantes estavam os Grupos Escoteiro Lírios do Campo e Raízes, o evento foi essencial para o sucesso das atividades escoteiras. O Indaba teve como meta reunir a chefia e tropa pioneira para aprender e reciclar o planejamento interno, discussão e troca de ideias.
O Indaba é uma prática tradicional que visa envolver todos os líderes do grupo em um diálogo aberto, onde cada voz é ouvida e todas as perspectivas são valorizadas. Ele é uma ocasião enriquecedora para compartilhar experiências, analisar o progresso do grupo, identificar desafios, mas, principalmente, planejar as atividades futuras. Afinal, para proporcionar uma experiência única e enriquecedora aos jovens escoteiros, é fundamental que haja um planejamento cuidadoso e detalhado.
A prática do Indaba reforça os valores do escotismo, como o trabalho em equipe, liderança, respeito mútuo e responsabilidade. Além disso, estimula um ambiente de colaboração e construção coletiva, onde todos são coautores do sucesso dos Grupos Escoteiros. O ramo pioneiro também se fez presente, uma vez que é de fundamental importância a participação ativa dos membros que estarão contribuindo com o voluntário daqui pra frente.