Dos 295 municípios catarinenses, cinco terão chapas únicas concorrendo à prefeitura nas eleições de 2024. Isso significa que, nessas cidades, existe apenas um candidato a prefeito para o próximo mandato (2025-2028).
Segundo dados da plataforma Divulgacand (Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais), do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as cidades catarinenses com apenas uma candidatura à prefeitura são:
- Iraceminha, no Oeste;
- Meleiro, no Sul;
- Ouro, no Meio-Oeste;
- Peritiba, no Oeste;
- Planalto Alegre, no Oeste.
Iraceminha
O candidato iraceminhense é Roberto Foresti (PL), que é o atual vice-prefeito da cidade. Ele ocupa o cargo desde 2016.
Meleiro
O meleirense é Anderson Scardueli Nininho (PL), que, desde 2020, ocupa um cargo de vereador na cidade.
Ouro
O ourense é Dire Duarte (PL), atual prefeito da cidade que tenta reeleição. Também foi vereador em Ouro entre 2008 e 2020.
Peritiba
O peritibense é Paulo Deitos (PL), atual prefeito da cidade que tenta reeleição. Esse é o único cargo político que ele já ocupou na cidade.
Planalto Alegre
O planaltoalegrense é Evandro Cleber Bet (PSD), atualmente sem cargo político. Ele foi vereador da cidade entre 2012 e 2020.
Quantos eleitores há nessas cidades?
Segundo o portal de estatísticas eleitorais do TSE, a quantidade de pessoas que poderão votar este ano nos cinco municípios são:-- Iraceminha: 3.718 eleitores;
- Meleiro: 5.857 eleitores;
- Ouro: 5.786 eleitores;
- Peritiba: 2.841 eleitores;
- Planalto Alegre: 2.937 eleitores.
O que diz a norma eleitoral? A cidade pode ficar sem prefeito?
Segundo a legislação eleitoral, o candidato, para ser eleito, precisa de mais de 50% dos votos válidos. Votos em branco e nulos não contam como válidos.Nos casos em que há apenas uma candidatura, o candidato precisa de, no mínimo, um voto para ser eleito com 100%, tendo em vista que os votos válidos para prefeito só poderão ir para ele. Na prática, basta que ele vote em si mesmo para ser eleito.
Hipoteticamente, há o cenário em que não haja votos válidos. Ou seja, ninguém votou no candidato – nem o próprio. Nesse caso, havendo a ocorrência de 0% de votos válidos, deverão ser convocadas novas eleições no município.