SEGURANÇA - 27/08/2024 07:49

Senado deve votar decreto que facilita posse e venda de armas nesta terça

Projeto de decreto legislativo derruba permissão para que clubes de tiro sejam instalados próximos de instituições de ensino
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Senado decide se libera clube de tiro perto de escolas Fernando Frazão/Agência Brasil

O Senado deve analisar nesta terça-feira (27) o projeto de decreto legislativo que facilita a posse e comercialização de armas de fogo e munição no Brasil. A proposta busca anular partes de um decreto assinado no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que restringiu a circulação de armas de fogo. Já apreciado pela Câmara dos Deputados, o texto, se aprovado pelos senadores, seguirá para a promulgação.

Um dos pontos mais debatidos do projeto é a liberação do funcionamento de clubes de tiro a menos de 1 km de instituições de ensino, como escolas e faculdades. O relator da matéria, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), argumenta que a competência para regulamentar a localização desses estabelecimentos é municipal.

“A medida invade a competência municipal e prejudica a segurança jurídica das entidades já estabelecidas, inviabilizando a continuidade de suas atividades, além de não ter qualquer justificativa técnica de melhoria da segurança pública”, diz o senador no relatório.

O texto também autoriza a comercialização de dispositivos atualmente restritos às Forças Armadas ou a pessoas autorizadas pelo Exército Brasileiro, como armas de gás comprimido e de ação por mola.

Atualmente, a aquisição desse tipo de material exige um certificado de registro para atirador desportivo. A proposta busca eliminar essa exigência, facilitando o acesso a esses dispositivos.

Fonte: AGêNCIA BRASIL
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...