Em Santa Catarina, 334 pessoas morreram em decorrência da dengue em 2024. Além disso, são 355.912 casos prováveis da doença registrados em 283 municípios do Estado, o que representa um aumento de 148% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), e os números correspondem aos registros até a última segunda-feira (26).
O aumento no número de mortes por dengue no Estado coincide com o aumento no número de casos notificados. Entre os dias 14 e 20 de abril, o Estado registrou o maior número de mortes por dengue: foram 33 em uma semana.
Durante o mesmo período, foram detectados 50.355 focos do mosquito Aedes aegypti em 254 municípios do Estado, ou seja, 86,1% das cidades possuem focos de dengue.
Ações para evitar proliferação do mosquito da dengue
— A principal medida de prevenção contra a dengue é a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que são os locais com água parada. Os cuidados precisam acontecer ao longo de todo o ano — afirma João Augusto Brancher Fuck, diretor de Vigilância Epidemiológica do Estado.
Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;
Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas;
Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;