CINEMA - 05/09/2024 13:48 (atualizado em 05/09/2024 13:54)

Filme americano gravado em SC chega aos cinemas em setembro

Longa-metragem “Meu Amigo Pinguim” é baseado em uma história real brasileira
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Santa Catarina foi cenário para as gravações do drama norte-americano “Meu Amigo Pinguim”, longa-metragem que chega aos cinemas na próxima quinta-feira (12). A produção internacional é baseada em uma história real e conta com a direção do cineasta brasileiro David Schurmann, também responsável pelo longa Pequeno Segredo.

O filme, que será lançado pela Paris Filmes, retrata a amizade entre um pescador e um pinguim. Além das cenas gravadas no litoral catarinense, o longa também foi filmado em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, em Paraty, no Rio de Janeiro, e na Patagônia, Argentina. 

Veja o trailer:

Conheça a sinopse 

Com um elenco composto de atores de diferentes nacionalidades, o filme narra a história da amizade entre um pai solitário e um pinguim perdido. O pescador João, interpretado pelo ator francês Jean Reno, se afastou do mundo após uma grande tragédia. No entanto, enquanto vaga pelo oceano, ele encontra um pinguim à deriva, encharcado de óleo após um vazamento.

O instinto do homem é de ajudar o animal, e para desespero de sua esposa (interpretada pela atriz mexicana indicada ao Oscar, Adriana Barraza), ele passa a cuidar do pássaro e o apelida de DinDim. Juntos, João e DinDim constroem uma grande lealdade. 

Outros grandes nomes que fazem parte do elenco são Alexia Moyano, Nicolás Francella, Rócio Hernandez, Juan José Garnica, Duda Galvão e Ravel Cabral. O roteiro do filme é assinado por Kristen Lazarian e Paulina Lagudi, enquanto a direção de fotografia ficou por conta do inglês Anthony Dod Mantle, vencedor do Oscar de Melhor Fotografia por “Quem Quer Ser um Milionário?”.

Já a edição foi feita pela mesma montadora de Pedro Almodóvar, a espanhola Tereza Font; e os efeitos especiais são liderados pelos também espanhóis Ferran Piquer e Francisco Porras, ganhadores de dois prêmios Goya. A produção é da City Hall Arts, Schurmann Filmes e Content Studios com distribuição nacional da Paris Filmes.

A participação dos pinguins ficou por conta de dois aquários brasileiros: o Aquário de Ubatuba (SP) e o Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú (SC). Os animais foram treinados antes da filmagem, com o apoio do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha.

Sobre David Schurmann

O consagrado cineasta brasileiro, formado na Nova Zelândia, começou a sua carreira internacionalmente, mas logo retornou ao Brasil, onde dirigiu o seu primeiro longa-metragem, “O Mundo em Duas Voltas”. O filme conquistou prêmios nacionais e internacionais e se consagrou como um dos 10 documentários de maior bilheteria na história do cinema brasileiro.

Em seguida, ele apresentou ao público “Desaparecidos”, um projeto cinematográfico transmídia revolucionário e controverso. Já em 2016, foi responsável por dirigir o “Pequeno Segredo”, inspirado na história da sua própria irmã adotiva, Kat Schurmann. O filme representou o Brasil no Oscar e rendeu quatro indicações para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. 

Além de “Meu Pequeno Pinguim”, David tem mais um filme a caminho: “Por um Fio”, inspirado no livro de Drauzio Varella, que tem Bruno Gagliasso e Romulo Estrela como protagonistas.

Sobre a Paris Filmes

A Paris Filmes é a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas “Crepúsculo” e “Jogos Vorazes”, o premiado “O Lado Bom da Vida”, que rendeu o Globo de Ouro®️ e o Oscar®️ de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013 e “Meia-Noite em Paris”, que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, a distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias “De Pernas Pro Ar”, “Até Que a Sorte nos Separe”, “DPA – O Filme” e “Turma da Mônica”. Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como “John Wick”, “La La Land – Cantando Estações”, “A Cabana”, “Extraordinário”, “Marighella”, “Meu Nome é Gal”, “Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, “Jogos Mortais X” e “Minha Irmã e Eu” – primeiro filme nacional a bater a marca de 2 milhões de espectadores pós-pandemia.

Sobre Oceanic Aquarium

Localizado em Balneário Camboriú (SC), o aquário que cedeu os pinguins para o filme “Meu Amigo Pinguim” conta com cerca de 140 espécies e 1.500 animais de água doce e salgada, em mais de 30 habitats temáticos. Cada espaço foi pensado para garantir o desenvolvimento e a sustentabilidade dos animais. 
Além disso, o Oceanic Aquarium abriga animais que foram resgatados de situações adversas e não têm mais condições de retorno à vida selvagem, ou nascidos sob cuidados humanos. São espécies de diversas partes do mundo, entre elas: tubarão mangona, pinguins, cavalos-marinhos, axolotes, jacarés, lontras, polvo, tartarugas, raias e águas-vivas. 

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...