A chegada de uma frente neste fim de semana poderá agravar a ocorrência de chuva preta em SC. Nesta sexta-feira (13), a precipitação volta ao estado e as fuligens das queimadas nas regiões central e norte do Brasil podem se misturar com a chuva, assumindo uma coloração escura em algumas áreas de Santa Catarina.
Após dias de tempo quente e seco no estado, com ventos do quadrante norte favorecendo o transporte de fumaça, a situação climática deverá mudar. O avanço da frente fria trará temporais e chuvas as regiões catarinenses.
A Defesa Civil alerta que os moradores devem ficar atentos às previsões e alertas meteorológicos nos próximos dias. Regiões onde a fumaça está mais concentrada e o risco de temporais é mais elevado devem redobrar a atenção.
Ventos afastam fumaça, mas chuva preta em SC não é descartada
Entre sexta-feira (13) e o fim de semana, a frente fria irá modificar a direção dos ventos. Eles passarão a soprar do quadrante sul, mantendo a fumaça afastada de Santa Catarina ao menos até o início da próxima semana.A frente fria, associada a um sistema de baixa pressão, trará pancadas de chuva e temporais para a maioria das regiões catarinenses. Áreas próximas ao Rio Grande do Sul, onde a instabilidade deve ser mais intensa ao longo do dia, poderão ser mais afetadas.
Há ainda previsão de chuva preta em SC. O fenômeno ocorre quando grande quantidade de fuligem das queimadas se mistura com a água da chuva, dando a ela uma coloração escura.
O fenômeno já foi registrado recentemente no Uruguai e no Rio Grande do Sul, e agora pode se repetir no Oeste do estado. A Defesa Civil alerta ainda que há um risco de moderado a alto de ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
Frente fria traz queda nas temperaturas em todo estado
Com a chegada das chuvas, as temperaturas – que têm superado os 30°C em boa parte de Santa Catarina – também devem sofrer uma queda significativa e o clima traz alívio após dias de calor intenso.As máximas no fim de semana devem ficar em torno de 20°C. A partir dessa frente fria, a expectativa é de que as próximas semanas sejam com chuvas mais frequentes, após um início de mês marcado por pouca precipitação.