A fumaça das queimadas que atingem o Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil voltam a cobrir os céus de Santa Catarina nesta semana. Segundo a Epagri, imagens de satélite já mostravam a fumaça sobre o Estado na manhã desta segunda (23).
A chegada das fumaças é ocasionada pela mudança dos ventos para os sentidos Nordeste e Noroeste. Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri, essa condição deve continuar ao longo da semana. Entre a noite de quinta-feira (26) e manhã de sexta (27), os ventos mudam para o sentido Sul e afastam a fumaça.
A fumaça também influencia na qualidade do ar. Nesta manhã, o site suíço IQAir, que monitora a qualidade do ar em países do mundo todo, registrou um índice de 81 em Florianópolis, considerado moderado.
A plataforma usa uma escala para classificar a qualidade do ar: de 0-50, a avaliação é boa; de 51-100, moderada; de 101-150, insalubre para grupos sensíveis; de 151-200, insalubre; de 201-300, muito insalubre; e de 301 para cima, perigoso.
As orientações para os moradores da Capital, conforme o IQAir, é fechar as portas e janelas. Grupos sensíveis, como idosos e crianças, devem evitar a prática de exercício físico ao ar livre e usar máscaras.
Como se caracteriza a fumaça
A fumaça nos céus se caracteriza por partículas de poluição em camadas mais altas da atmosfera, que deixam a visão do horizonte turva e o sol avermelhado.— É como se houvesse uma cortina de poluição tapando o céu. Isso fica muito claro no pôr do sol, quando o céu fica em um tom mais avermelhado — explica a meteorologista.
Como fica o tempo nesta semana
A semana começou com tempo estável em todo o Estado, com predomínio de sol na maioria das regiões. Apenas o Litoral apresenta maior cobertura de nuvens, devido à instabilidade que atua no Rio Grande do Sul e à influência de um nevoeiro marítimo.A massa de ar seco e quente mantém a condição de tempo firme no Estado ao longo da semana, com temperaturas máximas que superam os 30°C, tendendo a se aproximar dos 40°C em algumas regiões.
O tempo muda a partir da noite da quarta-feira (25), quando o forte calor, combinado à aproximação de uma frente fria, provoca pancadas de chuva e temporais nas áreas de divisa com o estado gaúcho.Na quinta-feira (26), o avanço da frente fria mantém o tempo instável, ainda com condições para chuva e temporais. Entre a sexta-feira (27) e o final de semana, a instabilidade se afasta e o tempo volta a ficar estável. A temperatura varia pouco e a tendência é que as tardes permaneçam com temperaturas típicas da primavera.