O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) promoveu a sétima edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa, que atingiu recorde de público. O evento foi realizado simultaneamente em 120 núcleos em todas as 27 unidades federativas do Brasil, com a participação de 25.661 inscritos, superando o recorde anterior de 21.376 participantes, registrado em 2022.
Realizado anualmente em setembro, o festival tem como objetivo apresentar o paradesporto para crianças com e sem deficiência, promovendo a inclusão social. O evento também celebra datas importantes como o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e o Dia do Atleta Paralímpico (22 de setembro), buscando quebrar preconceitos sobre as capacidades das pessoas com limitações físicas, intelectuais ou sensoriais.
Em Maravilha, o festival ocorreu na Escola de Educação Básica Santa Terezinha, reunindo mais de 100 crianças que participaram de três modalidades paralímpicas: tênis, bocha e handebol. O evento incluiu crianças com e sem deficiência, promovendo a interação entre os dois grupos. No total, 19.350 crianças com deficiência participaram do evento em todo o Brasil.
O evento local contou com o apoio de voluntários, incluindo acadêmicos dos cursos de Educação Física, Pedagogia, Psicologia e Fisioterapia da Unoesc, que auxiliaram na organização e execução das atividades. O coordenador técnico do evento em Maravilha, Douglas Lago, destacou a importância do projeto, que já está em sua sexta edição no município. Segundo Lago, o festival não só desenvolve modalidades paralímpicas para os alunos com deficiência, mas também trabalha a inclusão nas atividades esportivas. Ele também ressaltou a parceria fundamental com a Unoesc, afirmando que a vivência dos acadêmicos durante o evento pode inspirá-los a, em suas cidades de origem, promover a inclusão de pessoas com deficiência no esporte.
A iniciativa já é um marco no calendário esportivo e social do Brasil, e uma segunda edição em 2024 está prevista para o dia 7 de dezembro, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.