A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) debate, nesta sexta-feira (18), a proposta de implementação de novas imagens de advertência para embalagens de cigarro e produtos à base de tabaco. As fotos são acompanhadas de informes sobre o risco à saúde, além de mensagens de conscientização.
Ao todo, serão discutidas sete novas imagens, em reunião na sede da agência, em Brasília (DF). Segundo a Anvisa, as advertências precisam ser atualizadas de forma recorrente, para garantir a manutenção da eficácia de comunicar ao público os principais danos à saúde causados pelo consumo dos derivados do tabaco.
Segundo a agência, a última atualização feita sobre o tema aconteceu em 2017. Os fumígenos e os estabelecimentos que vendem esses produtos tiveram até dezembro de 2018 para se adequar à regra.
A audiência pública tem caráter consultivo e não deliberativo. Com isso, as propostas de setores ligados ao tabagismo e à saúde no Brasil serão encaminhadas para a área técnica da Anvisa. O tema já é tratado por um grupo técnico criado especificamente para o desenvolvimento das novas advertências.
O Brasil utiliza o modelo de aviso de advertência no cigarro e em outros produtos à base de tabaco desde 2001. Depois, os alertas passaram por quatro atualizações.