Nesta semana o Ministério Público de Santa Catarina divulgou o nome das 12 escolas vencedoras da 2º edição do Prêmio Lume. Entre as escolas citadas, destacasse a Escola de Educação Básica João XXIII, que é referência no ensino no município.
Premiação, trabalho em equipe e gratidão
A diretora ainda afirma que a escola está muito feliz com o prêmio, "é um caminho que não começou agora, né? É um grupo, todo o administrativo, gestão escolar, é todo mundo envolvido", ressalta Roselei. Além disso, ela destaca por muitas vezes a importância do trabalho em conjunto e a união da equipe, no qual conta com o apoio de dedicação de todos os profissionais da escola.
Atualmente a escola conta com seis profissionais que atuam diretamente nas turmas dos anos iniciais, realizando o processo de alfabetização, letramento e desenvolvimento do aluno. "O maior desafio que eu vejo hoje é a falta de maturidade da criança para querer aprender, porque as vezes a criança vem só querendo brincar. Então, quando a mesma desperta para aprendizagem ela vai embora... O que a gente tem que fazer? Temos que fazer todo um trabalho para que ela entenda a importância de aprender", disse ela.
Roselei afirma que a escola tem muita parceria com as famílias, de modo que trabalham juntos para estimular a aprendizagem em cada aluno, mas sempre respeitando seu tempo. A equipe pedagógica utiliza técnicas, jogos e maneiras diferentes para que as crianças queiram aprender. Estimulam a leitura, com salas temáticas e livros divertidos.
Tecnologia na aprendizagem