Durante uma coletiva de imprensa, Dom Odelir José Magri, confirmou que a Diocese de Chapecó, Oeste de SC, passa a ser uma Arquidiocese. Assim, Dom Odelir passa a ser Arcebispo Metropolitano.
A decisão do Papa Francisco foi confirmada durante a manhã desta terça-feira (5) e instituiu duas novas províncias eclesiásticas em Santa Catarina: Joinville e Chapecó, que se somam com a de Florianópolis.
Agora, a igreja de Chapecó deixa de ser dependente da Arquidiocese de Florianópolis e passa a abrigar as Dioceses de Lages, Joaçaba e Caçador.
O que é uma arquidiocese?
Uma arquidiocese, também chamada de província eclesiástica, é uma divisão administrativa que abrange dioceses vizinhas. A diocese assume a posição por conta do tamanho ou relevância histórica.
Esta estrutura ajuda a Igreja a gerenciar as dioceses de forma mais eficaz e a melhorar o apoio pastoral às comunidades, conforme Dom Odelir. Atualmente, o Brasil conta com 48 arquidioceses, já mencionando as duas novas, recém-criadas, pelo Papa Francisco.
O arcebispo, figura de maior autoridade na arquidiocese, tem a função de coordenar os bispos locais e promover a unidade pastoral na região. Dessa forma, Dom Odelir assume a responsabilidade de coordenar as ações entre as dioceses da província.
A Arquidiocese de Chapecó conta com 76 padres, 46 paróquias e 1.488 comunidades. A instalação de uma arquidiocese na Igreja Católica é um processo formal e administrativo que envolve várias etapas e a aprovação da Santa Sé.
Cerimônia de instalação
O próximo passo será a realização da cerimônia de instalação, na Catedral Santo Antônio, sede da nova arquidiocese, mas a data ainda não foi definida.Haverá uma missa solene, a leitura do decreto pontifício e a posse oficial do arcebispo. Ali, os bispos das dioceses que fazem parte da Arquidiocese, participam e reconhecem o arcebispo metropolitano como líder da nova província, tomando posse oficialmente, e assim, assumindo responsabilidades pastorais e administrativas.
Na solenidade de São Pedro e São Paulo, 29 de junho, Dom Odelir receberá o Pálio Arquiepiscopal das mãos do Papa Francisco, em celebração a ser realizada em Roma, simbolizando a comunhão da província com a Igreja de Roma.
Celebramos a elevação
“Celebramos com júbilo a elevação de nossa arquidiocese e confiamos no impacto positivo desta realidade para a Igreja Católica em SC. Nossa gratidão também ao Santo Padre, Papa Francisco, por ter atendido a solicitação dos bispos do Regional Sul 4, buscando melhor viver e contextualizar a ação evangelizadora na realidade de nossas Igrejas locais”, apontou Dom Odelir.