O Ministério Público do Paraná (MPPR) deflagrou, nesta quinta-feira (7), três grandes operações para investigar fraudes em licitações, falsidade ideológica e associação criminosa, que envolvem vários municípios do Paraná e também o município catarinense de Dionísio Cerqueira.
As operações, com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina, visam desarticular grupos empresariais que supostamente praticavam irregularidades em contratos públicos, como superfaturamento, direcionamento de licitações e conluio entre empresas.
Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão nas cidades de Barracão, Curitiba, Dionísio Cerqueira, Ponta Grossa, Araucária, Manfrinópolis e Pinhais. As investigações estão concentradas em três frentes: Operação Singular, que apura crimes licitatórios relacionados a contratos de uma revista eletrônica jurídica; Operação Miragem, voltada para fraudes em uma licitação de unidade móvel de oftalmologia em Saudade do Iguaçu; e Operação W.O., que investiga fraudes em um pregão eletrônico para fornecimento de softwares em Pato Branco.
Essas investigações envolvem mais de 100 contratos administrativos em diferentes prefeituras e podem resultar em novas apurações sobre o envolvimento de servidores públicos nos crimes.