Para promover a visibilidade e o reconhecimento das culturas africanas e afro-brasileiras, a programação de atividades culturais do Mês da Consciência Negra começa neste sábado em São Miguel do Oeste. A comunidade de toda a região está convidada a participar das diversas manifestações culturais e ações formativas que acontecerão durante o mês de novembro. A iniciativa é organizada pela Associação Afrodescendente de São Miguel do Oeste (AFRODESMO), em parceria com o IFSC - SMO, a Unoesc - SMO, a Pastoral do Migrante, o Coletivo Arte e Espaço, a Paróquia São Miguel Arcanjo e a Secretaria Municipal de Esporte e Cultura de São Miguel do Oeste.
Neste sábado (9), às 15h, será realizada a intervenção cultural “Manifestações Culturais da Ancestralidade Africana e Afro-brasileira”, na Praça Walnir Bottaro Daniel. Entre os dias 18 e 22 de novembro, a programação se estenderá por diversos espaços da cidade, incluindo o IFSC, a Unoesc e o Salão Paroquial.
Em 2024, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, será celebrado pela primeira vez como feriado nacional. Para essa data simbólica, a AFRODESMO preparou uma programação especial, reforçando a importância da luta contra o racismo e o fortalecimento das identidades afro-brasileiras. Mais informações sobre as atividades podem ser acompanhadas através das redes sociais: @afrodesmo.
A AFRODESMO, um coletivo com mais de 14 anos de atuação no Oeste Catarinense, também faz parte do Comitê de Cultura de Santa Catarina. Ao longo do ano, a entidade realiza diversas ações de educação antirracista, como oficinas de percussão e outras atividades formativas. Em entrevista ao grupo WH Comunicação, Isete Carmen Lourenço e Lizioni Fontoura de Freitas, integrantes da diretoria da AFRODESMO, reforçaram a disponibilidade da entidade em firmar parcerias e promover atividades em outros municípios da região. O enfrentamento ao racismo é um esforço coletivo, e a sociedade pode se engajar para fortalecer a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.