Pela primeira vez, 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será feriado nacional. A lei que instituiu a data teve como origem uma proposta do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), relatada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2023.
Paulo Paim destaca que o feriado deve ser encarado como um dia de reflexão contra o racismo e o preconceito. O Senado terá uma sessão especial no Plenário para celebrar a data no dia 19 de novembro.
A celebração remete ao marco da morte do líder do Zumbi dos Palmares, um dos maiores representantes do período Brasil Colônia. O dia já era considerado feriado nos estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo, em cerca de 1,2 mil cidades.
Paim destaca que o feriado deve ser encarado como uma oportunidade de reflexão contra o racismo.
“Datas, símbolos como 20 de novembro, Dia de zumbi, da consciência negra são essenciais para estimular um olhar mais crítico de todos, por isso se tornou o feriado nacional. Racismo, preconceito, discriminação se combatem com cidadania, com direitos que melhorem a vida das pessoas. Que esse 20 de novembro seja um dia de reflexão de todo o povo brasileiro no bom combate a todo tipo de preconceito”, afirmou o senador.