Em uma participação no Cria G20, evento do G20 Social, neste sábado (16), a primeira-dama Janja da Silva xingou o bilionário Elon Musk. Ela fazia um discurso sobre regulamentação das redes sociais quando se assustou com um som e brincou sobre uma “interferência” do dono da plataforma X (antigo Twitter).
Na fala, a primeira-dama defendia que a regulamentação das redes sociais é uma questão global, que deve ser uma tendência dos países e blocos econômicos.
Enquanto discursava, ela se assustou com um som, descrito pelo influenciador Felipe Neto, presente no local, como “uma buzina de navio”. Janja então brinca e se abaixa, como se estivesse se protegendo de algo.
— Acho que é o Elon Musk! Eu não tenho medo de você, inclusive… Fuck you, Elon Musk! — diz a primeira-dama.
Continua depois da publicidade
Elon Musk rebateu uma postagem com o vídeo da declaração de Janja dizendo: “Eles vão perder a próxima eleição”, depois de emojis de risada.
A polêmica fez com que as hashtags #Janja e #Primeira Dama entraram nos assuntos mais comentados do X, que já somam mais de 50 mil menções.
Regulamentação das redes em pauta
Antes da falha no som e do xingamento a Elon Musk, Janja falava sobre a necessidade de debater a regulamentação das redes sociais.
— Eu tenho falado que essa não é uma questão local. Se a gente não fizer essa discussão de forma global, a gente não vai conseguir vencer. Não adianta a gente ter leis aqui no Brasil, o que está difícil de acontecer, a gente sabe todos os empecilhos que tem, se a gente não discutir de forma global — afirmou.
No discurso, ela ressaltou iniciativas de regulamentação já existentes em países como Austrália e na União Europeia.
— Não é mais possível viver em um mundo digital de desinformação. Acho que o que a gente viver em um evento climático no Rio Grande do Sul em relação às enchentes e a gente, além de tudo, todo o esforço para socorrer pessoas, tirar pessoas de dentro da água, a gente teve que combater a desinformação — destacou Janja.
A primeira-dama ainda lamentou a ausência do ministro Alexandre de Moraes, do STF, no evento, por conta do atentado ocorrido em Brasília nesta semana, e disse que ele seria importante para a discussão.
— Por conta do que inacreditavelmente aconteceu em Brasília essa semana e o bestão acabou se matando lá com fogo de artifício — disse.
A mesa que debateu o combate à desinformação, da qual Janja participou, contou ainda com a presença do influenciador Felipe Neto, de Humberto Ribeiro, cofundador do Sleeping Giants Brasil, e da ativista filipina Mitzi Jonelle Tan.