Dois homens ficaram ilhados sobre o teto de um veículo no Rio São João, entre Guaratuba (PR) e Garuva, no Norte de Santa Catarina, na tarde deste sábado (16). Eles foram resgatados em segurança com o uso do helicóptero Arcanjo-03.
O veículo transitava pela ponte conhecida como “Ponte Invertida”, localizada na divisa entre os estados do Paraná e de Santa Catarina, na Estrada Colonial Otto Roeder, quando os ocupantes foram surpreendidos por uma cabeça d’água.
Dessa forma, o veículo Jeep Renegade ficou parcialmente caído na ponte, com a água do rio tomando conta do carro. A ocorrência foi registrada por volta das 13h30.
Segundo os bombeiros, quatro pessoas estavam no carro: uma mulher de 38 anos, que saiu do veículo anteriormente, um homem de 37 anos, que pulou do carro e saiu pela margem do rio, e os dois ocupantes, de 47 e 58 anos, que ficaram ilhados no teto do carro.
Todos eles recusaram atendimento médico. No momento da chegada do socorro, as vítimas ilhadas aparentavam estar tranquilas, mas se encontravam em situação de risco por conta das condições adversas do rio.
Equipes dos bombeiros de Guaratuba e Garuva foram acionadas, mas por conta das condições do rio foi preciso acionar também o apoio do Arcanjo-03, que se deslocou de Blumenau até a localidade.
A operação de resgate ocorreu através do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), 7° Batalhão de Bombeiros Militar e do SAMU Aeromédico da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Desafios na estratégia de resgate
A aeronave Arcanjo-03 pousou em um ponto de apoio onde a equipe médica desembarcou com seus equipamentos e foi feita a preparação para o resgate. Um puçá – equipamento acoplado ao gancho de carga – foi utilizado para a operação.Um resgatista foi posicionado no cesto para realizar o salvamento. A manobra foi feita 50 metros abaixo do ponto onde as vítimas estavam, para que o vento dos rotores não corresse risco de derrubar os homens no rio.
Ainda, foi preparada uma corda com boias para ser lançada a partir da aeronave, caso ocorresse queda. Equipes também se posicionaram ao longo do rio, caso precisassem prestar apoio.
As vítimas foram colocadas no cesto, sem intercorrências, e içadas até a área de apoio, onde passaram por avaliação. Os dois estavam ilesos e foram liberados.