Santa Catarina e Paraná firmam acordo e 490 hectares passam a fazer parte do território catarinense. Conforme o Governo de SC e a Secretaria de Planejamento, foi realizado um estudo detalhado para definir os marcos territoriais entre os estados.
A região mais impactada por esta mudança fica no Norte de Santa Catarina, na divisa entre os municípios de Garuva (SC) e Guaratuba (PR).
“Com diálogo e cooperação, foi realizado um trabalho detalhado, unindo estudos históricos e técnicos. Agora, 490 hectares da região de Garuva fazem parte de SC, respeitando um traçado de quase 100 anos”, destaca o governo catarinense através das redes sociais nesta segunda-feira (18).
Entenda o caso
Um morador de Guaratuba (PR), realizou uma medição do seu terreno e descobriu que parte ficava no estado vizinho, ao constatar que os marcos da divisa não compreendiam a linha imaginária presentes nos mapas oficiais. Após a descoberta, o proprietário procurou o Instituto Água e Terra do Paraná.
Através de uma série de estudos, técnicos da Diretoria de Gestão Territorial (Diget) do Instituto Água e Terra (IAT) identificaram em maio deste ano a imprecisão na divisa entre Paraná e Santa Catarina. A equipe realizou uma vistoria na região de limite entre os municípios de Guaratuba e Tijucas do Sul, ambos no Paraná, e Garuva, Campo Alegre e Itapoá, no norte catarinense. Com a verificação, foi constatado que os mapas geográficos não estavam consistentes com os marcos físicos usados para delimitar a divisão territorial entre os estados.