O primeiro feriado prolongado da pré-temporada de verão foi de bastante trabalho para as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Durante o período de 12 a 18 de novembro, que incluiu o feriado prolongado do dia 15, foram realizados 81 salvamentos de vítimas de afogamento no Estado.
Neste período, três óbitos por afogamento foram confirmados em áreas sem cobertura de guarda-vidas: dois em águas salgadas, nos municípios de Penha e Itapoá, e um em água doce, em uma cachoeira em Siderópolis. No entanto, não foram registradas mortes em áreas monitoradas por guarda-vidas.
Bombeiros fazem alerta sobre afogamentos
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de adotar medidas básicas de prevenção a afogamentos, como consultar as praias guarnecidas por guarda-vidas por meio do aplicativo CBMSC Cidadão, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.
O aplicativo permite verificar, antes de sair de casa, as praias sinalizadas com bandeira verde, indicando condições favoráveis para banho e baixo risco de afogamento.
Nos locais sinalizados com bandeira preta, os postos de guarda-vidas estão desativados, e essas áreas devem ser evitadas para banho.
Atualmente, 95 postos estão ativos durante a semana em Santa Catarina, aumentando para 181 nos fins de semana de novembro. Este número será ampliado gradativamente até a alta temporada.
Cuidados que devem ser tomados
Além de procurar locais guarnecidos por guarda-vidas, é fundamental adotar cuidados básicos de prevenção a afogamentos, mesmo em áreas monitoradas:
- Evite entrar no mar sob o efeito de bebidas alcoólicas ou qualquer entorpecente. O período com maior incidência de afogamentos, no fim da tarde, geralmente envolve vítimas que consumiram bebidas alcoólicas ao longo do dia;
- Não nade logo após as refeições, permitindo tempo para a digestão;
- Ao entrar no mar, rio, lago ou piscina, mantenha-se em áreas onde o nível da água esteja no máximo até a altura do umbigo;
- Respeite a sinalização: nunca entre no mar onde houver bandeira vermelha, pois ela indica grande risco de afogamento devido à presença de correntes de retorno.
A Operação Estação Verão é a maior realizada pelo CBMSC e abrange todo o Estado, sendo dividida em três fases: pré-temporada, temporada e pós-temporada.
Além de garantir a segurança dos banhistas por meio de atividades preventivas, os guarda-vidas também estão preparados para prestar auxílio em outros tipos de emergências que possam surgir durante o período.