O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de “perigo potencial” para chuvas intensas em Santa Catarina e outras 18 unidades da federação mais o Distrito Federal. O aviso é válido entre as 10h desta quinta (21) e as 10h de sexta-feira (22).
O alerta é válido para a metade Norte de Santa Catarina, incluindo as regiões Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Oeste e Norte. Segundo o instituto, há perigo de chuvas de até 50 milímetros por dia. Também estão previstos ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
As chuvas intensas vão impactar todas as regiões do país. O alerta marca também Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Amazonas, Acre, Rondônia e Distrito Federal, além de partes do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Roraima.
Alerta da Defesa Civil de SC
A Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu um alerta de chuva persistente na manhã desta quinta. As maiores precipitações devem ser registradas no Baixo Vale do Itajaí e no Litoral Norte, com acumulados pontuais acima de 100 milímetros. Nesses locais, o risco é alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais.Também foi emitido um aviso de risco moderado para todo o litoral devido à agitação marítima. Nesta quinta, os ventos devem ter velocidade média de 30 a 50 km/h. São esperadas ondas entre 2 e 2,5 metros, com picos de 3 metros em alto mar. A partir de sexta-feira (22), os ventos perdem intensidade no litoral, mas o mar permanece agitado.
Recomendações da Defesa Civil
- Durante os temporais, busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes
- Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar
- Evite caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia
- Em caso de intensificação dos ventos, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados