A circulação marítima começa a perder força e as chuvas perdem intensidade a partir deste sábado (23), em Santa Catarina. O sol começa a dar as caras entre nuvens e o tempo no fim de semana começa a se estabilizar, dando uma trégua nas fortes chuvas.
No Litoral Norte, as chuvas ainda devem provocar precipitações intensas com risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais é considerado moderado a alto nas regiões de divisa com o Paraná. Já no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, a chuva deve ser menos intensa.
O fim de semana será de clima ameno, devido à circulação marítima. Na capital catarinense, as temperaturas máximas chegam a 23ºC, com mínimas de 18ºC no sábado (23) entre a noite e o amanhecer.
No domingo (24), a temperatura começa a subir em Florianópolis. As máximas ficam em torno de 25°C, com mínimas de 19°C. Nas demais regiões catarinenses, o cenário apresenta maior estabilidade. O sol surge entre nuvens, mas ainda há a possibilidade de chuva fraca e isolada.
Durante a manhã, o litoral terá mar agitado, com ondas entre 2 e 2,5 metros, oferecendo risco baixo a moderado de problemas relacionados à agitação marítima. No decorrer do sábado, o mar tende a ficar mais calmo.
Chuvas perdem intensidade no domingo e sol dá as caras no Grande Oeste e no litoral do estado
No domingo (24), a circulação marítima perde intensidade, permitindo aberturas de sol ao longo do dia, especialmente na faixa litorânea. A chuva persistirá, mas de forma fraca a moderada entre a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, enquanto o Litoral Sul e os Planaltos devem registrar apenas chuviscos esparsos.
O risco de ocorrências como alagamentos e deslizamentos é baixo em todas essas áreas. No interior, especialmente no Grande Oeste, o cenário será diferente: o tempo firme predomina, com sol e poucas nuvens, segundo a Defesa Civil.
A tendência para os próximos dias, incluindo segunda-feira (25) e terça-feira (26), aponta para redução significativa das chuvas em Santa Catarina. Enquanto o litoral ainda pode registrar precipitações isoladas nas manhãs, o interior continuará apresentando estabilidade climática, sem riscos meteorológicos associados.