POLÍTICA - 11/12/2024 15:16

TRE-GO torna Caiado inelegível e cassa prefeito eleito de Goiânia; cabe recurso contra a decisão

Segundo denúncia, governador teria usado o aparato do governo em favor do candidato eleito
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Mesmo com decisão, Caiado não deixa governo estadualo Divulgação/Governador Ronaldo Caiado

O TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás) tornou o atual governador do estado, Ronaldo Caiado (União), inelegível por 8 anos por abuso de poder político nas eleições de 2024. Na mesma decisão, a juíza Maria Umbelina Zorzetti também cassou o registro do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União), que foi apoiado por Caiado no pleito. Para a magistrada, o governador teria utilizado a sede do governo estadual para sediar dois eventos em apoio a Mabel. A decisão ainda cabe recurso. O R7 tenta contato com os citados na matéria, e o espaço permanece aberto.

A denúncia foi apresentada pela coligação do candidato Fred Rodrigues (PL), derrotado por Mabel no segundo turno das eleições. Segundo o documento, os eventos aconteceram nos dias 7 e 9 de outubro - início do segundo turno - e reuniram vereadores eleitos e lideranças políticas locais. “De acordo com os Investigantes, nos referidos eventos, o candidato Sandro Mabel e o governador teriam feito uso da palavra para discursar aos apoiadores, conforme relato dos próprios veículos de comunicação nas matérias jornalísticas veiculadas pela mídia”, afirma parte da decisão.

A defesa do governador alegou que os eventos foram “reuniões institucionais sem caráter público com o fim de parabenizar os candidatos eleitos pelo trabalho realizado, discutir estratégias emergenciais para a cidade e fortalecer o diálogo entre o Poder Executivo Estadual e a Câmara dos Vereadores”.

Porém, a juíza defendeu que a realização de atos de campanha de forma antecipada é “evidente”. “Notadamente pela publicação de fotografias do pré-candidato participando de eventos políticos e a veiculação de mensagens em rede social com o seguinte teor: “[...] saí com a certeza que mais uma vez o povo do Brejo irá me abraçar nessa jornada”, e “vamos juntos com fé, determinação e muita atitude”. Tais afirmações correspondem a pedido de voto por meio de palavras mágicas, uma vez que o êxito das urnas somente pode ser alcançado se for a vontade do eleitor”, completou.

Recurso

A chapa eleita de Goiânia e o atual governador podem recorrer na própria TRE-GO, em segunda instância, e depois para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Como o processo ainda não transitou em julgado, Mabel e vice poderão ser diplomados no próximo dia 19 e tomar posse no começo de 2025. Caiado já havia confirmado as intenções de concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026.

Fonte: R7
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...