O balanço divulgado pela Diretoria de Polícia de Fronteira (DIFRON), em relação a Operação Protetor no Oeste de SC, demonstrou que em 2024 foram efetuadas 80 prisões em flagrante, apreendidas 47 armas de fogo e 1331 munições, além do cumprimento de 210 ordens judiciais - envolvendo mandados de prisão e de busca e apreensão. As ações envolveram 239 policiais civis.
Através da operação, foram apreendidos 27 veículos e 1.454 kg de drogas, causando prejuízo de cerca de R$ 6.913.767,15 ao crime organizado.
O intuito da Operação Protetor de Divisas, Fronteiras e Biomas no Oeste de SC é o enfrentamento do crime nos 89 municípios catarinenses da região oeste, que fazem divisa com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina. A operação ocorre de forma permanente, e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP. Conta com trabalho articulado junto das Delegacias Regionais de Polícia da Fronteira de Chapecó, Maravilha, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Xanxerê e Concórdia.