
A construção das vias marginais na BR-282 em Maravilha encontra-se na fase de planejamento, é o que afirma o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em resposta aos questionamentos feitos pela nossa equipe de reportagem. Muito aguardada pela comunidade de Maravilha e região, a ordem de serviço que autoriza o início da obra foi assinada pelo órgão responsável infraestrutura de transportes no dia 23 de dezembro de 2024, com prazo de 18 meses para conclusão.
A empresa Gaia Rodovias, vencedora da licitação, irá executar a obra. Responsável por passar informações sobre as etapas do trabalho, o DNIT ainda informou que a previsão é de que as máquinas comecem a operar na pista durante a primeira quinzena de fevereiro. “Atualmente, estão sendo realizados levantamentos topográficos, incluindo a identificação de cercas, postes, luminárias e redes de água que deverão ser removidos para o início das obras. A sinalização vertical necessária para o início dos trabalhos está em fase de confecção”, explica o DNIT.

As intervenções nas vias marginais contemplam o trecho entre o km 604,3 e o km 607,7 da BR-282, e incluem a construção de uma ponte sobre o Rio Iracema, ciclovia, dispositivos de retorno e acessos para os motoristas, rótula alongada, canteiro, pavimentação e sinalização.
A ordem de serviços foi assinada no valor de 28 milhões, com investimento do Governo Federal. Porém, o DNIT informou que este valor pode sofrer alteração conforme a obra vai sendo executada - o site do DNIT prevê investimento de até R$ 40 milhões.