A influenciadora catarinense Ianka Cristini foi presa na manhã desta terça-feira (14). Com mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais, ela divulga conteúdos em que promete ensinar o caminho para ficar milionário. A ordem de prisão foi expedida pela Vara Regional de Garantias de Itajaí.
O advogado Mathaus Agacci, que representa a influencer, disse no início da tarde que está se inteirando sobre a ordem de prisão. Ianka passará por audiência de custódia ainda nesta terça.
Além de Ianka, seu marido, o influenciador Bruno Martins, também foi preso. A coluna apurou que a operação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e também cumpriu mandados de busca e apreensão em Brusque e em São Paulo.
O Ministério Público ainda não se manifestou sobre as ordens de prisão requisitadas pelo Gaeco, mas a coluna apurou que a investigação inclui suposto envolvimento dos influencers com o jogo Fortune Tiger, conhecido como Jogo do Tigrinho.
Ianka já fez publicidade para o jogo – mas, desde o ano passado, passou a publicar em seu perfil nas redes sociais que ela também seria uma vítima, dizendo que seus anúncios antigos vinham sendo replicados em contas falsas sem sua autorização.
Em seus perfis nas redes sociais, Ianka diz ser multimilionária e promete ensinar os seguidores a ficarem ricos. “O que eu faturo no mês é o que eu levaria 40 anos”, afirma em uma das publicações. A infuenciadora publica ações promocionais e vídeos em família, com o marido e os filhos.