O Ministério da Educação (MEC) abre, nesta sexta-feira (17), as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Segundo a pasta, a nova edição do programa contará com a oferta de 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino espalhadas pelo país.
Para participar do processo seletivo é preciso ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e não ter zerado na redação. A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio do Portal Único, onde o candidato poderá escolher até duas opções de vaga nas instituições de ensino participantes. O prazo vai até 21 de janeiro.
Todos os candidatos serão classificados, primeiramente, na modalidade de ampla concorrência, conforme desempenho no Enem. Em seguida, é prevista a reserva de vagas, seguindo os critérios atualizados da Lei de Cotas. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos demandantes de política afirmativa para acesso ao ensino superior.
A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Conforme o MEC, todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2025 adotarão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022.
Confira o cronograma completo:
- Inscrições: 17 a 21 de janeiro- Chamada regular: 26 de janeiro
- Matrícula ou registro acadêmico junto à universidade: 27 a 31 de janeiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
Convocação dos selecionados na lista de espera: 12 de fevereiro a 30 de setembro