
Os aeroportos de Santa Catarina registraram uma movimentação de 8,2 milhões de viajantes em 2024, o que significa um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior. Este é o terceiro ano consecutivo com aumento na movimentação. O destaque ficou na área internacional, com 890 mil passageiros e crescimento de 127,6% em relação a 2023, o que colocou o estado como terceiro no país em movimentação de passageiros estrangeiros. Os dados foram apurados pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
“Santa Catarina tem muitos atrativos. As pessoas querem conhecer o nosso estado. E foi preciso deixar o setor aéreo e de turismo à altura dessa demanda. Criamos uma pasta só pra atender o setor logístico de aeroportos, portos e ferrovias, com a SPAF. Fortalecemos a Secretaria do Turismo. Envolvemos setores interessados e o resultado está nessa movimentação extraordinária que alcançamos”, frisou o governador Jorginho Mello.
“Os dados confirmam o que já vínhamos registrando ao longo do ano. A chegada de voos para a América do Norte e Europa impulsionou este setor colocando Santa Catarina como o terceiro maior movimento de passageiros internacionais do Brasil. Isso é resultado de um esforço coletivo entre iniciativa privada e setor público para colocar nosso estado no cenário internacional”, afirmou o secretário da SPAF, Beto Martins.
Na movimentação de cargas foram 20,6 mil toneladas em 2024, com crescimento de 43,4% em relação a 2023. Deste total, 15,7 mil toneladas foram no mercado doméstico, com 31,8% a mais que em 2023, e 4,9 mil toneladas no mercado internacional, com crescimento de 99,6% em relação ao ano anterior.
O desempenho de Santa Catarina foi 3,5 vezes maior que a média nacional, que registrou um crescimento de 3,5% de passageiros e 11,3% de cargas.