Na manhã desta segunda-feira (3), a equipe de reportagem da Líder FM realizou uma entrevista especial com o Prefeito de Maravilha, Vinicius Ventura, para falar sobre a mudança da empresa responsável pela coleta de lixo no município. A nova empresa, GLI Limpeza Urbana, assumiu no último sábado, dia 1º de fevereiro. E a mudança foi motivada pelo término do contrato com a última prestadora de serviços, que estava em vigor desde 2018 e atingiu o limite legal de prorrogações, tornando impossível sua renovação.
Vale destacar que a equipe de reportagem da Líder FM entrou em contato com a nova empresa e a mesma não quis dar entrevista nesse momento, segundo eles vão organizar primeiro a coleta de lixo, dando uma atenção especial ao caso e posteriormente dará entrevista para os veículos de comunicação.
Processo licitatório e critérios
O prefeito explica que fizeram o processo licitatório conhecido como “tomada de preço”, no qual coletaram orçamentos com as empresas prestadoras desse serviço. A empresa G.L.I Limpeza Urbana LTDA, passou o menor preço que é um dos critérios desse tipo de licitação. “A diferença de valores da primeira para segunda proposta orçamentaria é de mais ou menos, 92 mil reais por mês. Dessa forma, gera-se uma economia de mais de um milhão e cem mil reais por ano”, destaca Ventura.
Para os munícipes que desejam acompanhar o processo licitatório de forma integral, ele está disponível no link – https://maravilha.sc.gov.br/licitacao/processo-licitatorio-n-22-2025/
Mudanças
O prefeito pede a compreensão da comunidade e que possam auxiliar nesse processo de adaptação da empresa. Além disso, Vinicius esclarece que não terá alteração no valor da taxa de lixo cobrado para comunidade, pois há a diferença de valores. Ou seja, o que é arrecadado pelo município não é suficiente para pagar a prestadora de serviço.
Fiscalização
A administração está fazendo a fiscalização da nova empresa, com o intuito de manter a qualidade na coleta seletiva municipal. O Prefeito ainda explica que apesar de ter apenas três dias de trabalho, a empresa já foi notificada por algumas falhas. Com isso, Ventura ressalta a importância da comunidade e reforça que a fiscalização será um trabalho em conjunto, das autoridades municipais junto com os munícipes.