Santa Catarina bateu o recorde de acidentes de trabalho em 2023, apontou o Ministério da Previdência. Dados obtidos por meio do eSocial mostram que ocorreram cerca de 55 mil ocorrências, o que fez com que o estado fosse o quinto com o maior número de acidentes do Brasil.
O número de acidentes de trabalho em cidades catarinenses no ano é o maior desde 2002, início da série histórica, e cresceu 10% em relação a 2022.
Atrás de Santa Catarina estão os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Em todo o Brasil, foram registradas 732 mil notificações de acidentes de trabalho em 2023, com um total de 2,8 mil mortes.
Segundo o levantamento, em 15% dos casos o acidente não foi comunicado para a previdência, o que dificulta o acesso do trabalhador aos direitos e a implementação de medidas de prevenção.
Maior parte dos acidentes de trabalho ocorreu em ramo da fundição
De acordo com a pesquisa, os setores que mais registraram acidentes — 3 mil cada — foram os de fundição de metais ferrosos e frigoríferos e abate de suínos.Conforme o Observatório da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), o ramo da fundição empresa 70 mil trabalhadores em Santa Catarina, enquanto o de frigoríficos e abates emprega 83 mil.
Entre os acidentes registrados, homens foram os mais afetados, com 31,7 mil, enquanto mulheres foram vítimas de 12,7 mil ocorrências. A maior parte dos afetados têm entre 20 e 24 anos, com 6,1 mil acidentes.