ALERTAS METEREOLÓGICOS - 04/02/2025 16:46

Santa Catarina registrou quase 3 mil alertas de emergência severos e extremos em 2024

Desde dezembro do ano passado, o Defesa Civil Alerta foi disparado 115 vezes no Sul e Sudeste do Brasil; Santa Catarina foi o terceiro estado brasileiro que mais recebeu alertas
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Alertas de emergência da Defesa Civil em Santa Catarina funciona por SMS e por emissão de sinais sonoros – Foto: Divulgação/Defesa civil

Santa Catarina registrou 2.927 alertas de emergência em 2024. No Brasil, a Defesa Civil Nacional já emitiu 3.132 avisos apenas em 2025. Desde 4 de dezembro de 2024, com a implementação do sistema Defesa Civil Alerta no Sul e Sudeste do país, 115 alertas foram emitidos com a nova tecnologia nessas regiões.

No total, ao longo do ano de 2024, foram enviados 19.097 alertas para todo o Brasil, sendo a maioria deles relacionados a riscos hidrológicos, como enchentes, alagamentos e enxurradas. Do total, 15.355 alertas foram direcionados a essas ameaças, enquanto os demais englobaram riscos geológicos, como deslizamentos de terra e quedas de encostas.

O coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), Tiago Molina Schnorr, destacou a evolução dos alertas no Brasil e como essa inovação tem ajudado a população a se tornar mais resiliente.

“O primeiro mecanismo de alerta em execução no Brasil foi feito em 2016 a partir de uma parceria com o Google. Em 2017, começamos um projeto de envio de alertas via SMS e, em 2019, expandimos para os aparelhos de TV por assinatura”, explica.

O coordenador destaca ainda que, em 2021, o estado teve o primeiro chatbot para o envio de alertas por meio da plataforma Telegram. Já em 2022, a mesma experiência foi replicada no aplicativo WhatsApp.

“Vale destacar que a parceria com o WhatsApp é um projeto-piloto no mundo. Por fim, em 2024, chegamos ao ápice da tecnologia mundial no que se refere a alertas de desastres. Estamos falando da tecnologia cell broadcasting, chamada de Defesa Civil Alerta no Brasil”, explicou Schnorr.

Santa Catarina foi o terceiro estado que mais recebeu alertas de emergência em 2024

Os alertas de emergência são enviados através da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), garantindo que as informações cheguem rapidamente às populações em áreas de risco. No ranking de estados que mais receberam alertas em 2024, destacam-se:

1. São Paulo (5.932 avisos)
2. Minas Gerais (3.597)
3. Santa Catarina (2.927)
4. Rio de Janeiro (2.197)
5. Paraná (689)

SC foi o terceiro estado que mais recebeu alertas da Defesa Civil em 2024 – Foto: Divulgação/Robbu

A estratégia de disseminação de alertas de emergência é fruto da colaboração entre a Defesa Civil Nacional e as defesas civis estaduais e municipais. Essa estratégia começou com a plataforma Idap, que permite aos estados e municípios a geração dos alertas para serem disponibilizados para a população.

“O cadastro desses usuários (estados e municípios) na plataforma depende de cursos e capacitações para que a qualidade dos alertas seja mantida”, acrescentou Schnorr. A nova ferramenta de envio de alertas severos e extremos, chamada Defesa Civil Alerta, já foi utilizada 91 vezes nos estados do Sul e Sudeste desde dezembro de 2024.

O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas de emergência gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro. Os avisos interrompem qualquer outro conteúdo na tela do aparelho, inclusive no modo silencioso.

Os alertas da Defesa Civil são enviados automaticamente para as pessoas em áreas de risco. Neste caso, não há necessidade de cadastro prévio, desde que o usuário esteja sob cobertura de rede 4G ou 5G.


Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...