Sistema criado pelo governo para monitorar as famílias com baixa renda no país, o Cadastro Único é a porta de entrada para a concessão de benefícios sociais. Dessa maneira, todas as famílias registradas no CadÚnico precisam atualizar suas informações com devida regularidade.
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Quando e porque atualizar os dados no Cadastro Único?
Idealizado pelo Governo Federal e gerido por prefeituras, o Cadastro Único possibilita uma visão ampla da parcela mais vulnerável da população brasileira, permitindo que os órgãos competentes conheçam informações sobre as condições de vida dessas famílias.
A partir da inscrição no CadÚnico, a família cadastrada pode ser selecionada para programas sociais e receber benefícios aos quais tem direito, conforme a sua composição e necessidade.
Feito por um responsável familiar, o Cadastro Único registra todas as informações relevantes sobre uma família, com dados sobre a renda da casa, ocupações, estudos e a necessidade de cuidados especiais.
Com o cadastro ativado, os cidadãos podem acompanhar a situação atual dos pedidos, datas de pagamento, postos de atendimento, dentre outros serviços.
Assim, a atualização cadastral é uma maneira de manter o governo informado se as condições daquele grupo permanecem iguais ou houve alguma mudança.
A renovação do cadastro permite uma visão mais apurada dos efeitos dos programas sociais e possibilita a criação de novos implementos que melhorem ou adaptem os mesmos.
Para isso, é preciso que a população beneficiada informe quaisquer mudanças realizadas, seja ela relativa ao nascimento ou falecimento de algum membro da família, troca de emprego, transferência escolar e assim por diante.
Como atualizar o Cadastro Único
Após fazer o login nesses canais utilizando o CPF ou a conta gov.br, o usuário pode selecionar o serviço “Atualização Cadastral por Confirmação”, onde poderá comprovar as informações já registradas.
Essa opção é mostrada para o usuário classificado como responsável familiar, que irá confirmar os dados obtidos no momento do cadastro.
Ou seja, essa opção é feita com o viés de confirmação, para famílias que não tenham tido nenhuma mudança de endereço, de emprego, de escola ou de composição.
Para saber quando os dados deverão ser atualizados, o titular pode acessar as opções de consulta simples ou completa.
O ideal é que o cadastro seja atualizado a cada dois anos, mas quanto mais frequente, melhor. Contudo, a atualização online só é permitida para confirmar os registros armazenados.
Se houver qualquer mudança importante, como troca de emprego, escola ou endereço, é necessário que o titular vá até o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) para informar as alterações.
Seja online ou presencialmente é importante sempre deixar o Cadastro Único atualizado, caso contrário, a família beneficiada pode sofrer consequências, como:
O prazo de atualização é geralmente a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na composição familiar, endereço ou renda.