
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), firmará parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) para capacitação de produtores rurais sobre legislação aplicada ao transporte agrícola. A iniciativa contará com 202 turmas em 80 municípios do estado.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (7) pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, e pela diretora do Sest/Senat, Patricia Costa Ferreira, durante reunião para alinhamento das ações que serão realizadas após da assinatura do termo de parceria. Também estiveram presentes a coordenadora de desenvolvimento profissional do Sest/Senat Dilaite Andreatta e o técnico de formação profissional Fernando Burg.
O presidente Pedrozo lembra que a iniciativa é resultado de uma discussão que iniciou em julho do ano passado, quando o deputado Altair Silva (presidente da Comissão de Agricultura da Alesc) abordou a questão do trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias catarinenses durante uma das reuniões do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem). “Essa é uma pauta que trabalhamos com frequência com nossos produtores rurais e a parceria com o Sest/Senat será fundamental para fortalecer esse trabalho que visa aumentar a eficiência da operação e garantir segurança em toda essa etapa do processo produtivo”.
Patrícia ressaltou que o Sest/Senat está mobilizando todas as unidades para atender essa demanda tão importante para o estado. “A parceria oportunizará o aprimoramento dos setores de transporte e agrícola. O principal beneficiário é o produtor rural, que terá acesso a novos conhecimentos, o que é fundamental para aumentar a segurança e a eficiência em suas atividades profissionais”.
Zanluchi ressaltou que a capacitação terá impacto importantíssimo para a correta aplicação da legislação do transporte agrícola. “Além de promover a segurança dos produtores, trabalhadores e comunidade, a iniciativa traz eficiência e sustentabilidade ao setor. Também assegura a qualidade do transporte agrícola, beneficiando toda a cadeia produtiva. Nossas expectativas sobre a concretização destas capacitações são excelentes”.
CARRETA AGRO PELO BRASIL
As primeiras capacitações serão realizadas durante o Itaipu Rural Show, na Carreta Agro pelo Brasil que acontecerá em Pinhalzinho, no período de 19 a 22 deste mês. A iniciativa contemplará uma hora de palestra seguida por conversa com o especialista.